quinta-feira, 19 de abril de 2012

DINÂMICAS PARA CHÁ DE BEBÊ (6)


DINÂMICAS ADAPTADAS  para Chá de Bebê com a família e com reflexões bíblicas.
Rosiléia Dias Araujo  (2009)





DINÂMICA DO REMEDINHO... 

=Pedir aos pais que escolham duas pessoas as quais eles terão que dar
remédio (suco na seringa) a cada 15 minutos ou outro tempo qualquer. Até o final!! Eles terão que se lembrar sozinhos durante toda a programação.

Para refletir: CUIDADO E PROTEÇÃO
Dt 6:6,7 (É fácil dar remédio? É fácil ter os ouvidos dos filhos atentos as nossas instruções? Nem sempre! Mas a perseverança, a paciência em continuar orientando, pouco a pouco, constantemente é muito importante para "inculcar" no coração da criança que, se ela atentar e obedecer a Deus, viverá bem, será bem sucedida e terá vida prolongada...5:33)

Detalhe: Palpites e conselhos virão de todos os lugares, não só para voces, como para a a criança. Voces devem ouvir, acolher e aceitar oque está de acordo com a Palavra de Deus e com aquilo que voces como casal decidiram.
Pv 12:15 - é sábio dar ouvidos ao conselho.

(ROSILÉIA DIAS - 2009)







DINÂMICA DA MÚSICA....


=Distribuir papéis, com partes da letra do Parabéns pra voce (fazer vários), os presentes deverão "cantando" a parte da música que pegaram, unir-se em grupos conforme a parte da música.

Para refletir: Quem não gosta de música? Todos gostam! Principalmente as crianças. Através da música expressamos emoções e transmitimos mensagens que tocam a mente e o coração. A música tem o poder de buscar lembranças na memória e nos fazer reviver momentos importantes.
Quem se lembra de uma música que traz alguma lembrança?
Durante a nossa convivência com a criança, podemos deixar registrado em sua memória coisas boas, lembranças agradáveis e importantes.
II Tm 1:5 Ter na memória a fé de seus pais e seus avós.
Lm 3:21 Trazer na memória oque dá esperança
(adaptação: Rosiléia Dia Araujo)






DINÂMICA DA MEMÓRIA....


Distribuir alguns objetos de bebê num local, pedir aos pais que escolham 4 pessoas que eles acham que são bons de memória. Cada um terá uma chance de recolocar os objetos como estavam antes de serem misturados.

Para refletir: (Falamos de memória, e como desejamos que a criança traga na sua memória coisas boas sobre cada um de nós. E unindo o tema com a brincadeira quero refletir agora sobre algo também relacionado a memória, ou a falta dela. Quando nos tornamos pais, temos que pensar e lembrar de muitas coisas. Onde está a chupeta? onde está a fralda? onde está o paninho? etc.... Pega para mim um lenco...que deixei lá no banheiro...etc...etc....
Precisamos de ajuda! Socorro! Precisamos de ajuda!
Texto Bíblico para reflexão:

Sl 30:10 Senhor, sê o meu ajudador!
(adaptação: Rosiléia Dias)






TAMANHO DA BARRIGA 

=Pedir aos pais que escolham 10 pessoas que eles acham que são boas de palpite. Pedir que essas dez pessoas cortem um pedaço de barbante que eles acham que dará certo na barriga da mãe. depois medir um por um para ver se alguém acertou.)

Texto Bíblico para reflexão:

Pv 14:15 - O simples dá crédito a tudo.
Palpite é oque nao falta na vida de cada um. Mas nem tudo a gente tem que dar ouvidos. Mas devemos atentar para a experiência e a prática daquele que conhece.
Todo mundo tem uma receitinha.....mas nem sempre elas dão certo com todo mundo.
(adaptação: Rosiléia Dias)





MOLDAR O BEBÊ NA FOLHA DE SULFITE....

=Chamar os avós ou titios... eles deverão com as mãos para trás modelar (rasgando com as mãos) na folha de sulfite formar um bebê.

Texto Bíblico para reflexão: Salmo 119:73

"As tuas mãos me fizerm e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos."
(adpatação: Rosiléia Dias)





BILHETINHOS NA MAMADEIRA

Pedir para que cada um escreva uma palavra ou uma frase curtinha que eles desejam que esteja nos lábios da criança.
Cada um vai ler e colocar o seu papel dobradinho dentro de uma mamadeira bem enfeitada e que será dada aos pais.

Textos Bíblico para reflexão:

Salmo 19:14
Que as palavras da minha boca sejam agradáveis a Ti Senhor.
Salmo 145:21
Publique a minha boca, louvores ao Senhor.

(ROSILÉIA DIAS - 2009)